Os estudos realizados durante o exercício da profissão foram delineando o caminho a ser percorrido, num processo reflexivo teórico-prático, aqui começado a apresentar. Estão organizados do modo que, durante o processo de ensinagem, fui reorganizando. Acredito que toda atividade deve ser iniciada, realizada e concluída, guiada por um processo avaliativo, e no caso do processo de Alfabetização, optei, dentre tantos outras práticas, pela Aula Entrevista, apresentada pelo Grupo de Estudo sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), coordenado pela Professora Doutora Esther Pillar Grossi, por considerar que os conceitos pesquisados nessa avaliação são essenciais para o planejamento das intervenções didáticas a serem realizadas em sala de aula, individualmente, em pequenos e grandes grupos (no arquivo da Pós-Alfabetização, encontram-se algumas sugestões de palavras para serem utilizadas nas avaliações):
Considerações sobre a Aula Entrevista a partir do livro Aula Entrevista: caracterização do processo rumo à escrita e a leitura
Muitas vezes, ao iniciarmos o trabalho nas turmas de alfabetização percebemos que já temos estudantes que estão em um processo de alfabetização mais avançado, e para melhor avaliá-los e compreendermos o nível de seu processo, o GEEMPA sugere a realização de outra avaliação para esses estudantes: a Avaliação da Pós-Alfabetização (algumas sugestões ainda estão sendo organizadas, por isso estão incompletas, assim que reorganizá-las reenviarei o arquivo):
Considerações sobre a Avaliação na Pós-Alfabetização
Sugestão de Ficha para realização da Avaliação da Pós-Alfabetização, porque para a Alfabetização a sugestão é que seja realizada em uma folha em branco:
Ficha para Avaliação Pós-Alfabetização baseado no livro AULA-ENTREVISTA de Pós-alfabetização 2º ano
Dentre os estudos que contribuíram para minha compreensão do processo avaliativo, a participação no Grupos de Estudos em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico, coordenado pela Professora Doutora Benigna Maria de Freitas Villas Boas
GEPA
ampliou minha concepção e contribuiu com valiosíssimas ressignificações teóricas, as quais compartilharei no decorrer das publicações. Visite o site, fique por dentro das discussões atuais e , leia também:
A Avaliação nas Diretrizes Pedagógicas para o Bloco Inicial de Alfabetização
autoras: Enílvia R. Morato Soares, Maria Susley Pereira e Maria Antônia Honório Tolentino.
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